'
;

ACNUR 70 anos

Os tempos mudam, nossa missão, não

Em 2020, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) completa 70 anos. Criado em dezembro de 1950 por resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, o ACNUR tinha um mandato inicial de três anos para reassentar refugiados europeus que estavam sem lar após a Segunda Guerra Mundial. Ao final desses três anos, o deslocamento só aumentava e o trabalho humanitário da agência era cada vez mais necessário.

Nas últimas décadas os níveis de deslocamento forçado atingiram níveis sem precedência e o ACNUR, agora com 17 mil funcionários, seguiu atuando em 135 países ao redor do mundo com uma única missão: proteger e ajudar milhões de pessoas a recomeçarem suas vidas. O ACNUR apoia pessoas que foram forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos, trabalhando e oferecendo assistência em três frentes: salvar vidas, assegurar direitos e construir futuros.

Os tempos mudam, nossa missão não

1950: A história do ACNUR começa dia no dia 14 de dezembro de 1950, quando a Assembleia Geral das Nações Unidas adota o Estatuto do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. ACNUR recebe Prêmio Nobel da Paz em 1954.

1960: Nos anos 60, o ACNUR expande seu trabalho para o restante do mundo. O Protocolo de 1967 foi adotado e a Convenção de OUA forneceu a estrutura jurídica para as atividades do ACNUR na África.

1970: Nos anos 70, o ACNUR continuou promovendo a Convenção de 1961 para reduzir a apatridia e iniciou operações na América Latina, África e Ásia.

1980: Nos anos 80, o ACNUR recebeu outro Nobel da Paz, assinou a Declaração de Cartagena e apoiou a repatriação voluntária de milhares de refugiados. ACNUR ganha Prêmio Nobel da Paz pela segunda vez em 1981.

1990: Nos anos 90, o ACNUR respondeu a emergências em vários países ao redor do mundo. Também buscamos prevenir os movimentos de refugiados, garantindo que as pessoas não precisassem fugir.

2000: O começo dos anos 2000 marca o aniversário de 50 anos do ACNUR. A trajetória de meio século levou a organização muito além do que seus fundadores haviam planejado.